sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CARTA AO MEU BANCO


Dear Sirs,


In view of current developments in the bankingmarket, if one of my checks is returned marked"insufficient funds", does that refer to me or to you?



Sincerely Yours,


Manel

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CREIO SER ENGANO , Mas mesmo assim....

Base Naval do Alfeite pode passar para holding do Estado A possibilidade da passagem da Base Naval do Alfeite, da Marinha Portuguesa, para as mãos da Empordef, a empresa do Estado para o sector da Defesa, foi hoje discutida em Comissão Parlamentar, revelou à agência Lusa fonte da Comissão.
O presidente do Conselho da Administração da Empordef, engº Navarro Machado, foi hoje recebido pela Comissão Parlamentar de Defesa , numa sessão de apresentação aos deputados, que serviu também para discutir alguns assuntos no sector.
«Foi discutida uma possibilidade em que o Alfeite sai da Marinha e passa a estar na dependência da Empordef», afirmou a fonte contactada pela Lusa, que acrescentou que tal cenário «implicaria grandes mudanças», como por exemplo, «ao nível dos estatutos» da base naval, que passaria a ser gerida como uma empresa.
Esta hipótese de mudança de dependência para as mãos da Empordef é sugerida por um estudo encomendado pelo Governo para analisar o «estatuto híbrido» que têm actualmente os trabalhadores da Base do Alfeite, que nalguns pontos possuem o estatuto de funcionários públicos mas noutros não.

Nota do Manel: Penso estarem a referir-se ao AA. Mas como já acredito em tudo?

M.E.C.

A edição desta semana da revista Sábado é dedicada a Miguel Esteves Cardoso, dando-lhe honras de capa com a legenda " O álcool, a droga e a nova vida". Logo para abrir diz: "O meu pai era engenheiro construtor naval. (...) Foi Director-Geral das Pescas durante imenso tempo. Depois do 25 de Abril foi saneado da Marinha, voltaram a chamá-lo para director-geral das pescas e depois foi para o Canadá para ser secretário-geral das Pescas do Norte do Atlântico todo. Ele foi saneado porque os comunistas do Copcon e os jovens tenentes queriam passar à frente dele e serem promovidos, pelas razões mais torpes." Ora nem mais. Jovens tenentes engenheiros construtores navais, que deviam ser dois ou três, conluiados com comunistas de um Copcon que à data não existia, queriam ultrapassar um Capitão de Mar-e-Guerra!!! Lendo a entrevista percebe-se a razão de as suas recordações serem muito nebulosas.

Record


Na regata Volvo à volta do mundo bateu-se hoje um record da vela. O Ericsson 4 passou a barreira das 600 milhas em 24 horas numa corrida desenfreada para a Cidade do Cabo, ainda a 1200 milhas de distância.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Guadiana (14-16OUT08)

Aqui vão algumas fotografias do Algarve e Guadiana (fomos até Alcoutim). As imagens não são famosas, reconheço, mas o fotógrafo não dá para mais e o rio também não ajudou. O lado espanhol é quase um deserto. A nossa margem, com uma estrada que passa perto e é por vezes visível, apresenta melhor aspecto.

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Na baía de Cascais

Foi na semana passada que podiam ser vistos, ancorados na baía de Cascais, estes dois exemplares. Dois estilos ... duas formas de ver (e sentir) o mar!



O iate é o Seadream II (julgo eu) que pertence à frota do "Seadream Yatch Club" e cujo lema é “It’s yachting, not cruising”. Caso estejam interessados (apesar da crise) podem fazer uma visita virtual a bordo, indo aqui (atenção, podem ter que aguardar um pouco; a zona a visitar pode ser escolhida "clicando" sobre as fotos que aparecem à direita).
O outro navio, um veleiro mais pequeno do que a "Sagres", é desconhecido para mim ... alguém sabe alguma coisa sobre ele?

domingo, 26 de outubro de 2008

SHOWING the FLAG ... e bem

O Navio-Escola Sagres, da Armada Portuguesa, que está atracado no Porto de Salvador, estará aberto à visitação pública neste domingo (26), das 14 às 18 horas. O navio comandando pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Luís Pedro Proença Mendes, saiu de Lisboa no dia 7 de junho em viagem de instrução para os cadetes da Escola Naval portuguesa.O Sagres é o principal navio-escola da Marinha Portuguesa, sendo seu o mais conhecido navio. Funciona como instrumento de treino e de contacto com a vida no mar dos alunos da Escola Naval, que serão os futuros oficiais da Marinha Portuguesa. Como missão complementar, o Sagres é usado na representação nacional e internacional da Marinha e de Portugal, sendo igualmente nesse contexto que terá lugar a sua presença no Brasil.O atual navio-escola Sagres é o terceiro navio com este nome a desempenhar funções de instrução náutica na Marinha Portuguesa. Foi construído nos estaleiros de Hamburgo em 1937, como navio-escola da Marinha Alemã, sendo chamado Albert Leo Schlageter.No final da 2ª Guerra Mundial, o navio foi capturado pelas forças dos Estados Unidos, sendo, em 1948, cedido à Marinha Brasileira. No Brasil foi baptizado de Guanabara, servindo como navio-escola até 1961, data em que foi adquirido por Portugal para ser usado em substituição do então N.R.P. Sagres 2 (ex-Rickmer Rickmers). O navio recebeu o mesmo nome do antecessor, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa em 8 de Fevereiro de 1962. As informações são da Embaixada de Portugal no Brasil.
Minha nota: Em simultâneo foram construídos o Horst Vessel(hoje Eagle) , e o Gorch Foch(hoje Tovarich) e ainda o Mircea , por encomenda da Marinha Romena.
Qualquer dia , pois essas coisas estão na moda , os alemães exigem a devolução dos navios!